terça-feira, 27 de outubro de 2015

Crítica | Beira-Mar

Cinema nacional, carente de um filme com o tema LGBT desde Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, Beira-Mar chega para quebrar tabus.



Muito aguardado pelo público LGBTTQ, o longa de Filipe Matzembacher e Marcio Reolon é suave e com um clima mais calmo por ser filmado em um nível mais baixo, o que deixa a desejar em certos momentos para aqueles que curtem um filme mais movimentado. No entanto, a sutilidade com que o assunto homossexualidade é tratada prende nossa atenção entre "olhadas" e sentimentos internos dos personagens de Mateus Almada (Martin) e Maurício Barcellos (Tomaz), nos levando à uma história de descoberta e romance entre amigos com muita fofura e carinho.

O filme promete quebrar tabus com uma incrível cena de sexo gay, coisa até então não vista na TV ou cinema nacional nessa faixa etária, retratado de uma forma carinhosa, mostrando todo um carinho e afeto, em perfeito contraste com uma trilha sonora que nos leva através dos sentimentos desses personagens. Outro ponto legal sobre o filme, é que ele nos mostra que o homossexual não é só aquele cara afeminado que as pessoas imaginam quando pensam na palavra gay, mas também que há homossexuais que se parecem muito héteros e no entanto só gostam de homens. Não sabemos como o público verá esse filme, mas este ponto pode ser importante no momento para quebrar mais ainda o preconceito ainda existente em nossa sociedade.

O longa se perde um pouco em suas cenas de festas caseiras, pois mesmo explorando muito a questão dos olhares e da descoberta, poderiam ser mais aproveitadas, explorando a homossexualidade de uma forma mais viva. No entanto, essas cenas são essenciais para retratar a amizade "distante" entre dois personagens, amigos de infância, em reaproximação, conforme vão amadurecendo juntos, pois o filme é muito mais sobre amadurecimento e amizade do que o homossexualismo em si.

O filme é uma ótima recomendação para todo o público LGBTTQ, para quem curte um filme mais cult e, recomendo também à todos os públicos, na esperança de que o preconceito se quebre cada vez mais. 

Sinopse: Durante o inverno, dois jovens viajam ao litoral gaúcho. Martin precisa visitar parentes distantes em busca de um documento para seu pai. Tomaz aceita acompanhá-lo nessa jornada, aproveitando a oportunidade para se reaproximar do amigo. Os dois passam os dias imersos em um universo próprio, expostos à família que rejeita Martin e à estranha distância que surgiu entre ele e Tomaz. Alternando entre distrações corriqueiras, reflexões sobre suas vidas e sua amizade, os garotos se abrigam em uma casa de vidro à beira de um mar frio e revolto.

Confira o trailer abaixo:

Beira-Mar estreia na próxima Quinta-feira, 5 de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário